NEGÓCIOS E SUSTENTABILIDADE
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae no Pará inaugura nesta terça-feira, 29, a partir das 19h, a Agência Sebrae COP 30. O espaço, que irá funcionar na sede da instituição, em Belém, foi pensado para concentrar os trabalhos de apoio aos pequenos negócios para a conferência, que será em novembro de 2025, na capital paraense. O governador Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan participam do evento.
A Agência Sebrae COP 30 funcionará das 8h às 17h. No local, haverá atendimentos presenciais e será gerenciada toda a atuação do Sebrae para a Conferência. As ações serão coordenadas por especialistas do Sebrae/PA e de mercado, com base em inteligência de dados, que estão sendo levantados pela instituição e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
"Desde que o governador Helder Barbalho anunciou a COP 30 em Belém, nós, do Sebrae, assumimos o compromisso de contribuir na preparação dos pequenos negócios para esse importante evento, e essa agência vai facilitar o atendimento aos empreendedores e às demandas geradas pelo grupo de trabalho interno e da rede de parceiros que será formada”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae/PA, Rubens Magno.
No evento, também será apresentada a estratégia de atuação adotada pelo Sebrae/PA em apoio aos empreendedores e formalizadas parcerias da instituição com a Universidade do Estado do Pará (UEPA), Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Prefeituras Municipais de Soure e Cachoeira do Arari, na Ilha do Marajó, Senar, Faepa, Senai e Fiepa, para a atuação em rede.
Projeto Inovador
O projeto de ilustração da Agência Sebrae COP 30 foi assinado por oito artistas paraenses, de cinco municípios (Belém, Marabá, São Caetano de Odivelas, Viseu, Parauapebas). É uma equipe plural: Sebá Tapajós (direção artística e produção), Mama Qilla, Brenda Ilustra, Regilane Guajajara, Jonatas Amorin, And Santtos, Zachart e Débora Magalhães, representativa de grupos sociais - LGBTQIA+, mães solo e de pessoa com deficiência, indígenas e pretos e pretas.
“É um projeto inovador, pensando para envolver quem passar pelo local na atmosfera da nossa atuação na COP, que está pautada em três pilares, que são pluralidade, sustentabilidade e inovação, além de quatro grandes áreas – mobilidade, meios de hospedagem, economia criativa e alimentos e bebidas”, destaca Rubens Magno.
Na ilustração das paredes, há elementos da fauna e da flora da região, como raízes, que foram pensadas numa analogia ao nascimento do relacionamento do Sebrae com a COP 30; grafismo do casco de Jabuti, que é muito utilizado por povos indígenas, arte que simboliza força e resistência; e imagens que retratam o cotidiano de ribeirinhos.
O trabalho também presta homenagem a Belém, em tipografias regionais que falam de cultura, gastronomia e costumes – banho de rio, tucupi, maniçobas, açaí, tacacá, calor, chuva da tarde. A Criação de Adão, um afresco pintado por Michelangelo no teto da Capela Sistina, no Vaticano, inspirou uma das ilustrações. O artista fez uma releitura da obra, inserindo elementos e cores da Amazônia, como o verde e o açaí.
Telas instaladas no espaço retratam os eixos e áreas de atuação do Sebrae na COP30 e paisagens amazônicas.
Sebrae e a COP 30
A COP 30 deve atrair mais de 80 mil pessoas, cenário propício para a captação de investidores, para o desenvolvimento dos empreendimentos existentes, para a geração de negócios e, consequentemente, para a criação de empregos.
É de olho nesse ambiente favorável para empreender que o Sebrae/PA vai atuar, a fim de gerar oportunidades para os pequenos negócios paraenses – microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas, pequenos produtores rurais – que são a grande mola da economia paraense.
“Nossa intenção é aproveitar esse cenário positivo com a COP 30 para fortalecer os pequenos negócios, dando condições para que eles assumam, definitivamente, o papel de protagonistas do desenvolvimento sustentável da Amazônia, além de fomentar o empreendedorismo”, ressalta Rubens Magno.
O apoio aos pequenos negócios inclui capacitações e consultorias especializadas, entre outros produtos e serviços, sendo que alguns deles já fazem parte do portfólio da entidade e outros serão desenvolvidos, de acordo com as necessidades apresentadas nesse horizonte de dois anos, além de ações de internacionalização. “Haverá um projeto específico para apoiar o empreendedor a acessar o mercado internacional”, informa Rubens.
O trabalho será realizado diretamente pelo Sebrae/PA ou por meio da uma rede de parceiros que a entidade articulará. Os participantes receberão ‘Certificado Sebrae COP 30.
O empreendedor poderá acessar produtos e serviços presencialmente ou de forma remota, pelos canais digitais do Sebrae/PA, entre eles um que foi criado especificamente para a COP (site www.sebraecop30.com), onde também serão reunidos conteúdos e notícias sobre e relacionados à conferência; e pela Central de Relacionamento (0800 570 0800).
Sobre a COP
A Conferência das Partes (COP) é o maior e mais importante evento sobre clima e meio ambiente do mundo. A conferência é promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1995, e reúne líderes de diversos países.
A COP tem o objetivo de debater as mudanças climáticas, encontrar soluções para os problemas ambientais que afetam o planeta e negociar acordos entre os países participantes.
Sobre o Sebrae
O Sebrae é uma entidade privada, sem fins lucrativos. Em nível nacional, a instituição existe desde 1972. No Pará, ele foi criado dois anos depois, em 10 de maio de 1974.
Atualmente, o Sebrae/PA está presente em todas as regiões paraenses, por meio de 13 Agências de Negócios, sediadas em municípios polo, e de parcerias com entidades de classe e prefeituras municipais, em espaços como as Salas do Empreendedor.
Com informações da ascom do Sebrae-PA
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.